segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tema 2: Jovem em Transgressão

Descrição:

Desabafo
"Na porta de vidro da galeria paulistana Choque Cultural, olho minhas mãos, sujas e coloridas de tinta ainda fresca e levanto minha cabeça para observar a arte que acabo de produzir. É uma arte com espírito de revolta e de manifesto que me faz lembrar as razões pelas quais eu a produzi.
Já não suporto ver pichadores presos acusados de dano contra o patrimônio quando estão expressando seus pensamentos, expressando uma arte, protestando sobre algo que vale a pena ser discutido. Vários membros do governo, maus políticos, usam o dinheiro do povo, proveniente dos impostos, para desfrutarem de viagens caríssimas, passagens aéreas, estadias em Dubai, jantares em restaurantes chiques, enfim, utilizam o dinheiro do povo para benefício próprio. Apesar de tudo, se acham no direito de domesticar a arte de rua.
Após ler as últimas notícias da prisão de pichadores, a raiva tomou conta de mim por inteiro e me levou a agir da mesma forma que agiram durante a Ditadura: utilizando a pichação para um protesto.
Não pensei duas vezes, peguei todos os sprays que encontrei na garagem onde realizava trabalhos artísticos para a faculdade de Belas Artes e encapuzado junto com outros trinta que pensavam como eu, invadi brutalmente a galeria de arte. Peguei os sprays da bermuda e desabafei todos os meus pensamentos e sentimentos nos quadros e nas paredes.
O cheiro de acrílico está agora por toda parte assim como o espírito de revolta. Não tenho vergonha e nem considero isso vandalismo, sinto pelos prejuízos que minha ação pode causar, mas não poderia mais me calar. "



Análise Sociológica:

A imagem representa um jovem em transgressão, pois transgressão é o ato de infringir, desrespeitar regras e normas de instituições sociais; na imagem o jovem está infringindo as regras da instituição social que é o governo (a lei proíbe a pichação) além de estar danificando uma propriedade privada, a galeria de arte.
As instituições sociais são importantes na vida em sociedade pois elas estabelecem normas e regras que controlam os indivíduos, mantendo e estabilizando as relações socias. O governo é uma instituição social pois é uma organização que reúne pessoas com objetivos comuns, o de viver bem em um país, além de garantir a isonomia e fazer justiça. Como é uma instituição social que já existe há muitos anos, ele tem autoridade e exerce poder sobre a sociedade, independente da vontade desta. Utilizando-se desse poder, muitas decisões tomadas nem sempre satisfazem a vontade da sociedade e dessa forma surgem muitas revoltas e manifestos.
A primeira vista, o ato de transgressão parece estar relacionado em algo ruim, mas nem sempre é assim. Na imagem, a atitude do jovem de pichar a galeria, danificando quadros e a pintura da parede é uma atitude errada porem a intenção dele é boa, está realizando um manifesto para a melhoria de algo, denunciando fraudes do governo.

Um comentário:

  1. eu to impressionado com o trabalho de voces, realmente tá muito muito bom

    ResponderExcluir