segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tema 3: Jovens e Diferença


Descrição:
A foto mostra a gaviões da fiel (torcida organizada do Corinthians) brigando com os policiais devido a uma briga ocorrida com a Mancha Verde ( torcida organizado do Palmeiras ) durante o clássico Palmeiras X Corinthians.
Análise Sociológica:
Cada torcida organizada tem a sua própria cultura, cada uma tem a sua história, seu próprio hino e a paixão por determinados jogadores e time. Durante a história do futebol, o contato entre os times e consequentemente entre as torcidas foi ficando cada vez maior e hoje frequentemente resulta em choques culturais, embates entre as torcidas. Quando as torcidas se encontram durante um jogo, há a relação de alteridade, relação entre membros de culturas diferentes, resultando muitas vezes em brigas entre as torcidas. Isso ocorre porque existem pessoas que nao respeitam a individualidade de cada um, ou seja o time do coração de cada individuo.
A briga entre as torcidas organizadas dos times de futebel brasileiro se da pelo simples fato de que ninguém respeita a individualidade de cada um , no caso o gosto por cada time de
futebol.
Existem os torcedores da mancha verde e os da gaviões da fiel, a relação entre cada membro de uma mesma cultura é de identidade e a relação entre membros de culturas diferentes é a alteridade, eles entram em conflito se agredindo por causa dos seus times, todos estão sendo individualistas até a policia que para controlar os torcedores , entra na briga com balas de efeito moral, cacetetes e muita agressão. No futebol, há um sonho utópico da paz e espírito esportivo entre as torcidas, porém os torcedores continuam a agredir tanto oral como verbalmente uns aos outros . No final a única coisa que resta são ferimentos e sangue, o que era para ser uma diversão em família acaba se tornando um ringue onde os torcedores são os lutadores; eles tem que aprender a dialogar com a alteridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário